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CASE VINCI SHOES

Omnicanalidade e o papel das Guide Shops:

Marca de calçados especializada em flats é case de sucesso com Plataforma Vnda

Omnicanal, omnichannel, phygital. Já ouviu esses termos do comércio atual?

Ser uma empresa omnicanal não é apenas uma tendência global, como também uma necessidade cada vez maior. Atuar desta maneira significa integrar toda a experiência de compra, de forma que o consumidor não sinta a diferença entre a interação no mundo online ou offline. Ou seja, a mistura do físico com o digital sem interrupções ou fricção na jornada do consumidor. Esta convergência permite que os clientes iniciem a comunicação por meio de um canal e continuem por outro. E é exatamente este conceito que a Vinci Shoes coloca em prática com suas Guide Shops. O coração da operação é a Vnda, plataforma de e-commerce que integra o ecossistema olist.

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A Vinci Shoes foi fundada em 2013 e é especializada em calçados flats (sem salto). A marca começou totalmente digital, com vendas online e produção sob demanda. Cada sapato é produzido especialmente para cada cliente e novos modelos são lançados semanalmente.

Em 2017, percebendo a oportunidade no varejo tradicional, os sócios Rodrigo Morsch, Sara Lanzini e Bruno Henkel inauguraram a primeira guide shop da Vinci, em Porto Alegre-RS.

O que são Guide Shops?

Em uma tradução literal: são lojas guia. Um estabelecimento físico com mostruários de produtos para que os consumidores provem, vejam e escolham as mercadorias e, depois, recebam as compras em casa, via transportadora, pois normalmente não há estoque no local. Seria como um showroom, onde o consumidor pode experimentar e avaliar os produtos antes de comprá-los no e-commerce.

No caso da Vinci Shoes, eles conseguiram levar o conceito digital da loja para o mundo real. As guide shops funcionam como uma prateleira infinita de produtos. Os clientes podem provar suas flats e encomendá-las para receber em casa, sem custo adicional. A ideia é manter a essência da marca e sempre ter todas as numerações disponíveis, do 33 ao 42.

“O plano era ser online, mas a gente sabia que tinha oportunidade para vender offline. Hoje o sistema de Guide Shops está mais disseminado, mas na época que abrimos a primeira loja não era bem compreendido. A gente conseguiu montar um modelo híbrido, temos uma certa quantidade em estoque e as pessoas também conseguem receber em casa”, conta Henkel.

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Vnda + Vinci: uma combinação de sucesso e crescimento

Foi no ano de 2017 que a Vinci Shoes, que já possuia um e-commerce desde 2013, decidiu migrar de plataforma e optou pela tecnologia da Vnda. A migração aconteceu no mesmo ano em que a marca havia inaugurado suas duas primeiras Guide Shops, em Porto Alegre e depois em São Paulo.

“A flexibilização e a possibilidade de customização que a gente tem no site foram os diferenciais e também ajudaram a melhorar a experiência do cliente”, justifica Henkel sobre um dos motivos de escolha da plataforma.

Desde então, a empresa apresentou aumento muito expressivo em seu faturamento.

7x foi por quanto o faturamento médio mensal da marca se multiplicou com a tecnologia da Vnda

600% foi o tamanho do crescimento do volume médio de pedidos por mês desde que a Vinci migrou para a plataforma em 2017

50% foi o aumento do faturamento do e-commerce da Vinci já nos primeiros três meses após a migração para a plataforma Vnda

“A gente, como marca, preza muito pela experiência. Até por isso optamos por utilizar Vnda. Conseguimos ter adaptações para nossas características de negócios peculiares. Optamos, como marca, por vender apenas pelos canais que conseguimos controlar a experiência e isso é um reflexo do quanto a gente preza pelos detalhes bem feitos”

Bruno Henkel - Sócio Fundador

O uso do Vnda Direct nas Guide Shops:

Desde julho de 2019 a Vinci utiliza a Vnda Direct. A ferramenta permite que atendentes das lojas físicas gerem pedidos híbridos, possibilitando que no mesmo pedido contenham produtos existentes no estoque da loja física e no do ecommerce. Com isso, o cliente sempre consegue o item que quer e a marca garante que seus consumidores nunca passem pela frustração da loja não ter o que estes desejam comprar. O principal diferencial que complementa a estratégia omnicanal é que tanto os catálogos, quanto os pedidos, estão integrados entre físico e online.

O sucesso da implementação se torna ainda mais perceptível quando relacionamos os números.

25% passou a ser a representatividade das Guide Shops no faturamento da marca após a implementação da ferramenta

“A solução que a gente tem hoje de omnichannel, de integração lojas e e-commerce, ajudou muito. Possibilitou um checkout expresso, que antes a gente tinha que fazer em duas plataformas diferentes: uma venda pronta-entrega era direto no ERP e uma venda que era encomenda, na plataforma. Otimizou muito o serviço!

Bruno Henkel - Sócio-fundador

O sócio-fundador da Vinci destaca ainda algumas vantagens com a utilização da Vnda Direct: tempo de checkout otimizado, possibilidade de itens por pedido, agilidade para adicionar e visualizar os pedidos e a facilidade de processos, integração e histórico dos dados.

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Como e por que investir em Guide Shops?

Mesmo que o modelo das Guide Shops esteja mais difundido, Henkel pontua que é essencial ter uma comunicação alinhada para não gerar impeditivos na jornada do cliente. Proporcionar experiências positivas, tanto no físico como no digital:

- Bom atendimento;
- Entrega rápida;
- Pós-venda de alto nível;

Além de ressaltar as vantagens que o phygital oferece, como não ter restrição a pedidos e garantir que sempre haja disponibilidade dos produtos que os clientes procuram.

Nos planos futuros, a Vinci Shoes planeja expandir suas lojas físicas no modelo Guide Shop, devido à boa experiência que tiveram até então. Além de integrar seus estoques para possibilitar entregas expressas e melhorar, ainda mais, a experiência de compra dos seus clientes.

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As Guide Shops são diferenciadas e grande tendência no mercado de varejo atual. Com a Vnda Direct, suas operações ficam muito mais ágeis e possibilitam um crescimento real das suas vendas, além do fortalecimento da sua marca e melhora na jornada dos consumidores.

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