Vnda

Solicitar contato

Ao pensar em vender comida na internet, logo vem à mente os aplicativos de entrega. Mas a procura por alimentos e bebidas online se destaca com um crescimento expressivo e ter uma loja virtual neste ramo é uma opção ainda pouco explorada. Dados da NIQ Ebit mostram que esta categoria teve crescimento de 107% nos pedidos no e-commerce de 2020 para 2021 e, segundo pesquisa da Brasil Supermercados Online, até 2023 o faturamento esperado no setor é de aproximadamente R$ 48,65 bilhões em vendas pela internet.

A pandemia foi um fator relevante para este crescimento e foi o motivador para que o Charlô investisse no seu próprio e-commerce. Com 40 anos de história, o buffet e o bistrô Charlô sempre estiveram presentes como uma das maiores referências da cena gastronômica do Brasil. Sem a possibilidade de fazer eventos ou abrir o restaurante devido às precauções em consequência do Covid-19, a necessidade de tomar uma atitude foi imediata. “A gente nem pensou muito, só sabíamos que algo precisava ser feito. Colocamos no Google: ‘plataformas de e-commerce’ e clicamos no primeiro que apareceu”.

Em busca da plataforma ideal

A primeira experiência do Charlô na internet não foi com a plataforma Vnda. Paulo Sigrist, responsável pela transformação digital do negócio, conta que começou com o e-commerce e algumas fotos no Google.

“Ao longo do tempo melhoramos os produtos, o portfólio, os processos, as fotos e descrições e o negócio foi crescendo. Sentimos a necessidade de uma plataforma mais customizada, porque normalmente as plataformas são mais voltadas para o mercado de roupa, então tínhamos dificuldade para criar alguma coisa adequada para o mercado de alimentos”.

Paulo Sigrist, responsável pela transformação digital da marca

“Procurei outra solução mais personalizada e achei a Vnda. Um front super customizável e por trás a estrutura de uma plataforma única. Exatamente o que o Charlô buscava”

Paulo Sigrist, responsável pela transformação digital da marca

Clique aqui e crie seu e-commerce com a Vnda

Bastidores do e-commerce

Com a volta dos eventos e a reabertura dos restaurantes, o foco da marca volta para os empreendimentos físicos, mas o e-commerce não sai mais dos planos do Charlô. A base sólida de clientes, junto às festas de final de ano e a migração para a plataforma Vnda foi a combinação que trouxe resultados acima da meta estipulada para a marca.

2021

≅ 80% do faturamento da marca foi no e-commerce

+R$ 2 milhões em vendas online em dezembro (Natal)

Para 2022, o grupo estima que o canal online, mesmo crescendo 30% ao ano, represente 20% de seu faturamento, devido a reabertura dos restaurantes e a volta dos eventos.

Clique aqui e tenha seu e-commerce omnichannel na Vnda

“Usamos muito as vendas pela ferramenta Direct! As mensagens chegam via WhatsApp, as vendedoras montam cardápios com sugestões, enviam aos clientes e fecham o pedido. As comissões são calculadas dentro do Direct.”

Paulo Sigrist, responsável pela transformação digital da marca

Ferramentas de vendas:

Qualidade de ponta a ponta:

Paulo explica que o maior ativo do Charlô é a marca de excelência gastronômica e de serviço. Para manter sua base de mais de 50 mil clientes e sempre gerar novos consumidores, o cuidado começa na escolha dos ingredientes, passando por fornecedores, processos e tecnologia utilizados na cozinha, até a forma da embalagem e entrega nas mãos dos clientes. Todo o processo não sai da supervisão da empresa e a logística é 100% própria, sem planos de terceirização.

“O que mais me surpreendeu foi o Customer Service da Vnda. As respostas são sempre muito efetivas e rápidas, você realmente sente que tem um suporte do outro lado, o que não existe nas outras plataformas. A gente realmente tem um canal de comunicação.”

Paulo Sigrist, responsável pela transformação digital da marca

Sua marca pode ser o próximo case de sucesso com a plataforma Vnda!

Clique aqui e fale com um especialista

Conheça todas as soluções que você pode aproveitar para alcançar mais oportunidades.