CASE KEUNE

Direct é solução para reunir valores, digitalização e profissionais da Keune

O app omnichannel da Vnda é utilizado para incrementar vendas virtuais e estar online mantendo a filosofia da marca

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Você com certeza já viu os produtos da Keune nas prateleiras de salões de beleza em todo o mundo. A marca internacional de cosméticos para profissionais de cabelo tem a missão de revelar a melhor versão de cada pessoa e ajudar a construir uma trajetória de sucesso e felicidade no mundo dos cabelos. Para isso, a Keune conta com profissionais parceiros e auxilia em todos os processos, com produtos de alta qualidade, capacitação, marketing e suporte comercial.

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Um e-commerce próprio com a essência da marca

A Keune foi criada em 1922, na Holanda, e é uma marca global presente em mais de 80 países. Baseada na filosofia de que os profissionais é que são os especialistas para indicar os produtos corretos para cada cliente, os salões de beleza sempre foram o canal tradicional de vendas. Por isso, o início das vendas online no Brasil, por meio de um e-commerce próprio, sempre foi muito pensado e planejado para manter a intenção da marca.

Com o início da pandemia, a maioria dos decretos fecharam os salões de beleza em todo o País e a revenda de produtos foi altamente prejudicada. A necessidade auxiliou a dar o pontapé inicial do projeto de um e-commerce próprio. Antes, a Keune Brasil contava apenas com um site institucional e algumas revendas em sites especializados em que a marca pudesse manter o padrão Keune.

Sabemos da importância de estar oficialmente online como marca e ter um ecommerce próprio com todo o portfólio de revenda e informações disponíveis, de uma forma que a experiência de marca seja perceptível a todos. Nestes 25 anos no Brasil, a Keune sempre teve, e continuará tendo, seu foco principal nos salões e lojas especializadas parceiras, mas agora temos também esse importante canal de vendas voltado aos consumidores finais e que segue respeitando os nossos valores”, relata Luiz Felipe Raskin, gerente de inovação e tecnologia da Keune Brasil.

Tenha seu e-commerce com a Vnda

Raskin conta que, para escolha da plataforma, ficaram com 3 opções de naturezas diferentes:

  1. Plataforma grande: apesar de ser bastante conhecida no mercado, o contato era através de agência e o projeto era demorado e custoso;

  2. Desenvolvedor autônomo: experiência com sites, mas não tinha conhecimento de plataforma de e-commerce e não sabiam como iria evoluir;

  3. Vnda: plataforma com bons clientes e bastante ativo no mercado, contato direto com desenvolvedores, projeto ágil, personalizado e adequado às necessidades.

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“Vnda conseguiu imprimir a filosofia da marca dentro do e-commerce. É uma experiência diferente para o cliente comprar direto da marca e conseguimos expressar isso no site de vendas”

Luiz Felipe Raskin, gerente de inovação e tecnologia da Keune Brasil

Direct: união da marca + salões + profissionais de beleza

A fim de expandir a expertise dos profissionais cabeleireiros do offline para o online, indo além do e-commerce tradicional, a Keune também precisava de uma ferramenta que mantivesse a ligação dos salões de beleza e dos profissionais da marca. “Desde o primeiro dia, o que a gente sempre quis foi uma solução que envolvesse os salões e cabeleireiros parceiros, para que fosse uma extensão do relacionamento que temos no 'mundo físico’. Os salões estavam fechados e os clientes não podiam sair de casa, então seria uma solução para auxiliar e aumentar o envolvimento de todos”, explica Raskin.

Neste contexto, surgiu o programa Keune Partner. Com o uso do Direct, a ferramenta omnichannel da Vnda, a Keune cadastra profissionais de beleza espalhados pelo Brasil como agentes da marca. Todos podem ser revendedores em seus próprios salões de beleza, empoderando a visibilidade da marca e facilitando o processo de venda.

Funciona assim:

  • O salão de beleza precisa fazer parte do KCS Club (Keune Color Signature Club), o programa fidelidade da marca.

  • Ao se inscrever no Keune Partner, os profissionais cabeleireiros recebem um link personalizado e acesso exclusivo ao e-commerce.

  • Este link pode ser compartilhado pelo profissional para promover vendas online, por meio do site de vendas, aos seus clientes.

  • Cada vez que uma compra é concluída por meio do link, o profissional ganha uma bonificação em dinheiro e o salão para o qual ele trabalha recebe um crédito em produtos.

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Saiba mais sobre o Direct e suas funcionalidades

Um programa ganha x ganha x ganha, no qual o salão mantém sua revenda seja no digital ou no físico; os cabeleireiros garantem suas vendas e comissões; e os clientes têm mais oportunidades de compra, sem perder as indicações especializadas para cada tipo de cabelo. Além disso, o valor dos produtos estipulado no programa é mais baixo que o e-commerce tradicional da marca, fazendo com que os clientes optem pelo uso do link do profissional cabeleireiro.

“O profissional cabeleireiro recebe o repasse na própria plataforma Vnda e os salões são bonificados pelo representante comercial. É um prazer remunerar por essas indicações, afinal seguimos o preceito da Keune de manter as vendas por meio de recomendação profissional”, ressalta Raskin.

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+84% no faturamento da Keune pelo Direct Comparação: últimos trimestres 2021x2020

Atualmente são aproximadamente 300 profissionais cadastrados nas vendas via Direct da marca. O gerente de inovação e tecnologia da Keune afirma que o programa ainda tem muito potencial de crescimento para aumentar esta representatividade no faturamento, agregando mais profissionais ativos no Keune Partner.

“Acreditamos na importância da ferramenta Direct para nossa operação. Faz todo sentido, por respeitar a premissa de manter a indicação profissional, com vendas qualificadas e utilizando o potencial que nossos parceiros têm de relacionamento com os clientes”.

Luiz Felipe Raskin, gerente de inovação e tecnologia da Keune Brasil

Rumo à omnicanalidade

A ferramenta omnichannel Direct possibilita diversas opções de negócios, aumentando o alcance das marcas e é uma solução para se tornar referência omnichannel. “Não podemos fechar os olhos para a evolução, sempre respeitando nossas premissas, valores e parceiros. Estamos tirando proveito da tecnologia e encontrando o cliente onde eles nos buscam”, conclui Raskin.

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